Analisando as instruções paulinas ao jovem pastor Timóteo, encontramos o seguinte conselho “Persiste em Ler” (1Tm 4.12). Apóstolo Paulo em seus escritos sempre procurou destacar a importância de se está perto dos livros, mormente das Escrituras Sagradas (2Tm 4.13). Nossa vida parece está sempre gravitando em torno página impressa, o que somos, pensamos, falamos ou escrevemos têm íntima relação com o tempo dedicado ao exercício da leitura. Essa ação proposta por Paulo não é algo comum ou superficial,mas uma profunda meditação, ou seja, uma leitura feita não apenas com a mente, mas também com o coração. Cada crente deve procurar ler a Bíblia inteira regularmente, numa freqüência que corresponda a suas possibilidades. Temos lido a Bíblia Sagrada? É ela a nossa leitura diária? Nossa vida espiritual necessita de alimento e este alimento só vem através da Palavra de Deus, o pão espiritual que é também responsável pela nossa sobrevivência (Mt.4:4).
Um dos grandes legados da Reforma através de seu principal expoente Martinho Lutero, talvez tenha sido seus escritos e concomitantemente sua divulgação por toda a Europa Ocidental, tirando o mundo da era das trevas e promovendo uma grande reforma religiosa. Nesse sentido, podemos vislumbrar o quanto os livros, especialmente a Bíblia podem influenciar um povo, nação ou indivíduo.
Há um valor imensurável na leitura da Palavra de Deus. Na condição de filhos de Deus jamais poderemos nos afastar de sua palavra; "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo." (Ap 1:3). dela depende nosso progresso e estabilidade espiritual. Além disso, um cristão só poderá alcançar a maturidade espiritual na medida em que se torna íntimo de Deus através de sua palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário